Conquistar o cliente não se faz da noite para o dia. É um desafio intenso e que deve estar nas estratégias de comunicação das marcas, seja para um e-commerce, para uma empresa, loja física ou até mesmo para a indústria. Uma estratégia bem alinhada com o propósito do seu negócio traz resultados consistentes e faz uma grande diferença na forma como o consumidor enxerga a sua marca.
O primeiro passo para humanizar uma marca é se aproximar profundamente do seu público, identificar o comportamento e a sua jornada de compra e conhecer o momento atual da relação entre a marca e o consumidor.
O que vamos contar aqui, são informações relevantes para todo tipo de empresa, seja ela grande ou pequena e vale para todo empreendedor que deseja criar um relacionamento humanizado e verdadeiro.
1) Conheça o seu consumidor
Escuta empática. Como está a relação com o seu cliente hoje?
Escutá-lo será um grande aprendizado. Se você não escuta o cliente, e não se aproxima, não vai conseguir entender quais são as suas dificuldades e as suas dores. Escutar de forma empática, ouvindo o que está por trás, ouvindo a sua emoção, vai te ajudar a identificar como ajudar este cliente. É muito importante estar ativo e presente nas redes sociais, que é onde o seu consumidor está. Uma dica prática: crie grupos nas redes sociais ou no WhatsApp e realize pequenas pesquisas sobre o produto, atendimento, entrega entre outros. Você consegue ter grandes insights dessas conversas.
É ouvindo que se aprender!
Ter a oportunidade de ouvir e melhorar – isso será fator crucial para se manter no mercado altamente competitivo.
2) Comunique-se de forma direta
Códigos verbais. Humanizar é também tornar a comunicação mais alinhada com o seu público. Será necessário entender a linguagem verbal que se conecta com ele, quais expressões utilizar, o que pode ou não afastar ou encantar o seu cliente. Neste aspecto, com o exercício de entender melhor o seu cliente, irá te ajudar a se posicionar corretamente e fará diferença no engajamento, independente do seu produto ou serviço.
3) Fale sobre o seu propósito, missão, valores e sobre a sua ENTREGA.
Mostre e fale quem é a sua empresa e a que veio, quais são os seus propósitos, valores e missão. E muito importante, mostre a sua entrega. Tudo o que você falar, deve ser vivenciado de forma verdadeira na sua empresa ou no seu negócio – apresente tudo isso aos seus clientes através de experiências com a sua marca e, principalmente, com a sua entrega.
A percepção final do cliente sobre a sua entrega, sobre o que ele recebe, vale tudo.
Fale sobre quem está envolvido no processo, mostre que tem gente de verdade que trabalha diariamente para atender suas necessidades e realizar seus desejos. Fale sobre as bandeiras, sobre as causas que acredita, que apoia e como apoia. Procure expor as suas opiniões de forma sensata e genuína, isso fará com que
o cliente se aproxime da sua marca. Mais do que falar, suas atitudes é que farão as pessoas conhecerem e se conectarem com você, com a sua marca. E assim, vai humanizando a marca, o negócio e sua comunicação.
4 ) O treino traz resultados
Já ouviu falar aquela expressão “Só o treino fará você alcançar a excelência”? Pensando nisso, separamos dicas práticas para você treinar a sua aproximação com o público:
• Faça perguntas, crie posts de engajamento nas redes sociais e responda aos comentários, interaja com as pessoas e com a sua rede de relacionamento através do canal que vicie achar mais pertinente – mas faça!;
• Use uma comunicação mais próxima, inclusive na hora de divulgar os seus produtos/serviços;
• Limite os conteúdos de oferta e foque em gerar relacionamento;
• Entenda quais são os assuntos importantes para o seu consumidor (escute mais);
• Faça lives, stories, vídeos, informe sobre as novidades e compartilhe seu conhecimento ou como usar os seus produtos e serviços;
• Em caso de falhas, mantenha o público informado e avise com a maior antecedência possível; elas acontecem e é melhor tratá-las com naturalidade e corrigir rapidamente.
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